Seguidores

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

LISBOA ANTIGA (BICA)


LISBOA ANTIGA

(BICA)

(fotos tiradas 16.10.2008)

Quem aqui mora ou passa muita vez por estes locais da nossa Lisboa já não lhe acha graça nenhuma.

Mas os turistas adoram. As máquinas captam todos os detalhes, todos os ângulos.

Eu, que não passava por ali há muitos anos, senti-me quase uma turista. De máquina em punho e com os olhos bem abertos lá fui fazendo “uns bonecos”.

O dia, sem muita luminosidade, também não reunia as melhores condições para boas captações de imagem naquelas tão estreitas e inclinadas vielas.

Ficou a intenção.
Mas num dia de muito sol talvez regresse a este local.

Já é conhecida a minha paixão por azulejos antigos.
E por ali ainda existem velhos batentes de portas de rua.
Bem velhinho, este é uma cópia fiel do que enfeitava a porta do prédio onde eu morava em criança.
Ele fazia parte da minha memória visual. Quando o ano passado por lá passei vi que o prédio tinha sido reconstruído e nada disso já existia.
Há muito que procurava algo parecido, pois lembrava-me de uma mão igualzinha a esta.
Gostei de ver este batente. Recordei os meus 7 anos em que, para a minha mãe me abrir a porta eu tinha de bater 3 vezes (era um 3º andar).







Ficou a intenção.

Mas num dia de muito sol talvez regresse a este local.



10 comentários:

Osvaldo disse...

Cara Hiltom;
Que grande passeio você nos fez dar por Lisboa... e sem sair de casa. O Bairro da Bica bem merece ser enaltecido durante todo o ano e não só nas Marchas Populares.
ocê lamenta a luminosidade das fotos e eu diria que o tempo realçou a qualidade das mesmas, além claro, da arte e maestria de quem as tirou.
Parabéns e continue a nos brindar com a nossa linda Lisboa.
bjs

Gio disse...

e eu era no prédio da minha avó e batia duas vezes, lol

Helena de Tróia disse...

ola. Lisboa é uma cidade fantástica com imensos tesouros. bonito registo as suas fotos de "Lisboa Antiga".

Gata Verde disse...

Sei o que sentiste!
No mês passado, eu o Rafeiro e a Atlantys fizemos o mesmo.
Ser turista na nossa "casa" é fantástico porque descobrimos coisas que sempre lá estiveram,mas que nunca as vimos, tal é a pressa do dia-a-dia!

beijocas...gostei imenso das tuas fotos

susana disse...

Também gosto de sítios assim e como tu adoro azulejos e vitrais.Só não gostei de ver aqueles graffittis a profonar o ambiente. Nõ é que não goste de graffittis, mas há locais que não ficam bem!

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá Hiltom, fotografias espectaculares de Lisboa...
Beijos

_+*Ælitis*+_ disse...

Quando falo com Franceses que conheçam Lisboa, são essas as cenas, fotografias e memorias que mais os marcaram...

Beijo meu ♥,

A Elite

Flying Solo disse...

Repostagem linda! Eu estou com vontade de voltar lá agora!

Alexandre disse...

Ai, que saudades da «minha» Lisboa, que tão devassada e maltratada anda...

Reconheci alguns dos meus sítios mágicos por onde passava de propósito... Bigado!!!

HOssE disse...

Adoro Lisboa aunque nunca estuve allí. Como lo transmite Italo Calvino en Ciudades Invisibles, siento nostalgia de esa ciudad aunque nunca la visité, porque me hubiese gustado vivir parte de mi vida allí.
Gracias por compartir esas hermosas fotos!