Seguidores

terça-feira, 28 de outubro de 2008

CINQUE TERRE

(Manarola)
(Vernazza)


Cinque Terre:

É assim que são conhecidas as 5 aldeias italianas ( Monterosso, Vernazza, Riomaggiore, Corniglia e Manarola).

Para as conhecer temos 2 opções: ou boas pernas para andar num sobe e desce entre declives acentuados, ou então o comboio, pois em cada uma destas terras há uma paragem.

De comum: a costa rochosa, o terreno em socalcos e as coloridas casas cravadas na rocha.

E porque são Património da Humanidade, nada se pode alterar. Apenas preservar.

É assim desde 1997.

Quando li o livro: “ A Lua Pode Esperar” de Gonçalo Cadilhe, achei que a descrição que ele fez deste local não podia ter sido melhor. Mesmo quem nunca por aqui passou tem a sensação de estar, naquele momento, a ver tudo tal qual é, na realidade. O relato é muito bem escrito.Parágrafos pequenos. Idéias muito sintetizadas. Perfeito !. A transcrição que faço é a introdução deste viajante no capítulo em que ele, de seguida, nos conta o que viu e as diferenças entre cada uma destas 5 aldeias.


( Eu digo:Turistas com fartura, num frenético sobe e desce e aproveitando qualquer espaço onde haja água para se refrescarem).

Citando: este autor. Pág 97:

“Era um dos segredos mais bem guardados de Itália. Até que um dia a Unesco se lembrou de considerar Património da Humanidade as cinco aldeias do Golfo das Cinque Terre. Os turistas aplaudiram, os habitantes nem por isso. Porque neste pedaço de paraíso não são só as casas na falésia que se encontram em equilíbrio precário…”

13 comentários:

Ana Bastos disse...

que lindo...
também quero ;)))

bjinhu

mundo azul disse...

Belos são os lugares por onde você passou!

Gostei muito das suas fotos...Agradeço a oportunidade de conhecer mais alguns lugares!


Beijos de luz e o meu obrigada, pela sua gentil visita!!!

Daniel Santos disse...

muito bonito, quem me dera também andar por ali.

Helena de Tróia disse...

ola! não conhecia..obrigada por partilhares connosco essas bonitas fotos!

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá, fotografias espactaculares...Belos lugares...
Beijos

Osvaldo disse...

Olá Hiltom;
Vejo que as viagens têm sido bem aproveitadas e a sua arte de bem fotografar tem-nos permitido de conhecer lugares lindíssimos...
Conheço relativamente bem a Itália mas confesso que as "Cinque Terre" não me dizia nada mas será um "cantinho" a descobrir se na próxima ida a terras alpinas o tempo me permitir.
bjs

Gata Verde disse...

Obrigada por me dares a conhecer mais terras italianas!
Vou escrever no meu caderninho de destinos a explorar...I Love Italy!!!

beijos

marmol disse...

Bello, Bellissimoooooooo!!!!
beata te!!!

baci!!

Flying Solo disse...

Simplesmente lindo! Gosto de saber que o local não pode ser alterado. Também aqui deviam adoptar mais vezes medidas como essa.

Alexandre disse...

Que fotos fantásticas e que cheiro a terras do antigamente, bem preservadas (ao contrário de muitos casos em Portugal!) e que pena o turismo ter tomado conta deste paraíso: acredito que os habitantes não gostem, eu não gostaria, heheheh!

Muitos beijinhos e um bom fim-de-semana!!!

Carla disse...

Estou ecantada com a simagens que me permitem descobrir um autêntico paraíso
beijos

Alma Minha disse...

Lindo!
Obrigado pela partilha!
Beijo

Rafeiro Perfumado disse...

OLha, aqui está uma excelente sugestão. Ando a ver se consigo conhecer Itália aos pouquinhos, evitando aquelas excursões em que se visita 128 cidades em 6 dias!

Beijoca!