Seguidores

domingo, 28 de setembro de 2008

PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

O Padrão dos Descobrimentos situa-se em Belém, numa zona de grande beleza e tem como “vizinhos” : O Mosteiro dos Jerónimos, o Centro Cultural de Belém e um pouco mais a poente: A Torre de Belém.

(fotos de Setembro 2008)

Segundo projecto dos Arquitectos Cottinelli Telmo e Leopoldo de Almeida, foi inaugurado em 1960 para comemorar os 500 anos da morte do Infante D.Henrique.

Consta ter cerca de 52 m de altura.

Visto de lado faz-nos lembrar uma antiga caravela.

Na parte lateral podemos ver o Escudo de Portugal.

Quase na base, diversas esculturas. Na proa está , o Infante D.Henrique, encabeçando algumas figuras de destaque na história dos Descobrimentos. Tem uma caravela nas mãos. Entre as várias personagens imortalizados nessas estátuas , a que mais me apraz realçar é a do poeta Luís Vaz de Camões com os seus Lusíadas .

Mesmo frente à entrada deste monumento está, desenhada no chão, a famosa Rosa-dos-Ventos. Foi uma oferta da África do Sul. Tem 50 m de diâmetro e segue a rota dos nossos descobrimentos nos séculos XV e XVI.

Passados alguns anos sobre a inauguração( em 1985) foram feitos alguns melhoramentos: 2 salas de exposições temporárias na cave e 1 elevador para chegar ao topo. Com a instalação do elevador podemos aceder ao terraço e vislumbrar uma vista soberba sobre aquela zona da cidade.

(custo do bilhete: 5.00€ - Estudantes e reformados: 1.50€)

E já que estamos tão perto, aconselho uma visita à Torre de Belém.

Uma visita a não perder!

Um destes dias havemos de lá ir!

Entretanto, e porque está na hora do lanche, que tal um lanchezinho nos famosos Pastéis de Belém?

8 comentários:

_+*Ælitis*+_ disse...

Adoro, é um grande marco da minha vida ai... e confesso que quando tinha 4 anos, desenhei uma boneca rosa em giz :)

Beijo meu ♥,

A Elite

Fernando Santos (Chana) disse...

Belos registos de belo Património...Espectacular...
Beijos

Osvaldo disse...

Olá Hilton;
Maravilhoso passeio por Lisboa que as tuas lindissimas fotos nos propõem.
A Arte de fotografar merece ser valorizada e as tuas sâo perfeitas e que nos convidam a ver e rever para melhor as apreciar.
Um abraço

Anónimo disse...

Uma verdadeira enciclopédia que nos apresentas por aqui, além disso também tenho de te felicitar pelas magníficas imagens.

Sinceros parabéns, um abraço.

Flying Solo disse...

Optima informação!
Não me falem em pasteis de Belém!!

Daniel Santos disse...

bonitas imagens, muito bem, gostei imenso.

JOTA ENE ✔ disse...

Gosto da maneira como apresentas as tuas ... belíssimas fotos.

Um dos meus monumentos favoritos para fotografar.

Fika bem

PS-Foste "linkada"

Ana in UK disse...

Nunca subi ao padrão e da ultima vez que lá fui também não foi dessa pois estava tudo com vertigens e não queria por o pessoal todo à minha espera... sim porque quando começo a fotografar ninguém me tira de lá!!