Seguidores

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

AZULEJOS ( S A N T A R É M )

AZULEJOS ANTIGOS PORTUGUESES

Os Árabes foram os grandes impulsionadores do fabrico de azulejos. É uma arte que perdura desde tempos remotos. Depois, com as invasões, expandiram esta cultura pelos países por onde passaram.

Portugal não fugiu à regra.

Consta que os primeiros azulejos começaram a ser utilizados nas fachadas dos prédios e no interior das igrejas e monumentos, a partir do longínquo ano de 1500.

Pena que este património não tenha sido devidamente preservado e que haja actos de puro vandalismo ao retirarem painéis inteiros para comércio ilícito e muito rentável.

Nas partes antigas das nossas cidades ainda os podemos encontrar em muitas fachadas.

Numa “peregrinação” pela zona histórica de Santarém, não resisti a captar alguns.

(Podem ampliar a fachada do edifício)

Boa semana para quem me visita.

9 comentários:

Daniel Santos disse...

belíssimos azulejos, bom post.

Gata Verde disse...

Lindos!
Estive a passear no ínicio de Agosto nessa cidade e adorei. A calma é muita e o calor é imenso.
Foi um fds muito bom,brevemente vou publicar fotos desse local.

beijos

Rafeiro Perfumado disse...

E os azulejos da Estação de comboios de Santarém? Tem um painel que mostra a porta por onde D. Afonso Henriques entrou na cidade, porta essa que foi demolida por ameaçar ruir (!).

beijoca!

turbolenta disse...

rESPOSTA A REFEIRO:
Isso vem de encontro à minha teoria de que nada se preserva. Então, se vieres aqui para os lados de Loures há uma coisa giríssima:o viaduto romano de Santo Antão do Tojal.Alguns arcos foram reconstruídos em cimento.Está um espectáculo!Era antigo, mas agora está todo modernaço!

Enfim... disse...

fazem se coisas maravilhosas :D
beijinhos
boa semana

Helena disse...

Adoro azulejos. E nós temos alguns bem bonitos.

Ana in UK disse...

Um dia que tiveres tempo visita o museu do azuleijo, tem azuleijos lindissimos.

hiltom disse...

rESposta a Ana Garras
Acho que nunca lá fui.A menos que tenha sido em pequena e não me lembre. Mas lembro-me de ir com o meu pai, muitas vezes, à Fábrica da Viúva Lamego, no Intendente e de ficar maravilhada com o que via e de algumas vezes me oferecerem lembranças.

hiltom disse...

Resposta a Helena.
Tens razão.Um destes dias mostro uns painéis comuns nas fachadas das "leitarias" na Lisboa antiga.