Seguidores

terça-feira, 26 de agosto de 2008

AÇORES - ILHA DE SÃO MIGUEL

(Lagoa do Fogo com neblina)
(Agosto 2008)


S.Miguel é a maior ilha dos Açores. Talvez seja mesmo a mais conhecida pelos turistas que a procuram para se deleitarem com as suas belas e diversificadas paisagens. Em algumas zonas a divisão dos terrenos é feita com cercaduras de hortenses. O contraste entre o azul das suas flores e as várias tonalidades de verdes dos campos, proporciona uma imagem difícil de apagar na nossa memória.(com grande pena minha não é este o cenário nesta altura do ano).

E é por ser tão verde que é a chamada Ilha Verde.

Se me perguntarem onde devem ir, o que vale mesmo a pena ver, eu não sei responder.

Ali tudo é belo, tudo é diferente..

Claro que há pontos de paragem obrigatória: A Caldeira das Sete Cidades, o Parque Terra Nostra, as imensas lagoas dispersas por toda a ilha , as Furnas, os Mosteiros, o Nordeste e…. e….. tudo!

Não fiquem apenas por P.Delgada. Aluguem um carro (que até nem é caro) e conheçam esta Ilha. Só assim podem chegar a todos os recantos.

Vão admirar-se com a condução e o estacionamento na ilha. Os passeios e as ruas são tudo parques de estacionamento. E….. se não há lugar deste lado, o outro também serve! Ali abunda o estacionamento em contra mão.

E parece que as curvas também não são obstáculo.

Poderá acontecer ter de parar para sua excelência uma vaca atravessar a estrada. Não faz mal! Isso faz parte do habitat local. Por favor não a atropelem. Elas produzem um belo leite. E quem não conhece o afamado queijo flamengo?

Experimentem o cozido nas Furnas, com aquele sabor tão característico. Provem as lapas. Abusem do peixe fresquíssimo.

Nos restaurantes não tenham pressa! Os empregados também não….ali…tudo é com calma!

Chá, tabaco e ananás são as principais plantações .

É normal que num dia haja as 4 estações do ano. Mesmo no Verão convém levar sempre uma capa leve para a chuva. E se amanhecer a chover não desespere. Saia á mesma, pois passado pouco tempo virá um sol lindo.

Mesmo com chuva a temperatura é quente.

A água do mar também é bem morninha. E há por lá muitas e boas piscinas naturais

(Esta é o chamado Ilhéu. Apanha o barco em Vila Franca do Campo.)

Não hesite ! Vá!

E ao regressar, vai ver que já vem cheio de saudades e com vontade de lá voltar.

6 comentários:

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá Hiltom, belas fotografias de São Miguel...Espectacular...
Beijos

Gata Verde disse...

Tenho excelentes recordações desta ilha...

beijocas

Luis Miguel Inês disse...

Gostei de ver as fotografias estão muito bonitas o teu blogue é bastante interessante e educativo, eu também gosto de conhecer terras.
Com mais tempo prometo uma passagem mais demorada.Um beijinho

Modesto Viegas disse...

a primeira está uma bonita imagem!
parabéns

Vento no Cabelo disse...

Olá!
Primeiro que tudo muito obrigada pelo teu comment no meu blog!

Pois eu cá vim fazer uma visita e GOSTEI MUITO! Ganhaste uma leitora assídua! Por isso continua com as belas fotos e posts!

Sobre os açores... AMO ESSAS ILHAS, são a minha perdição... se te apetecer ver espreitar: http://ventonocabelo.blogspot.com/search/label/a%C3%A7ores

:-)

CAP CRÉUS disse...

Belas recordações tenho eu dos Açores :-)