Seguidores

segunda-feira, 26 de maio de 2008

MOSTEIRO DA BATALHA





(FOTOS DE 02.2006)
Um Monumento Nacional de rara beleza arquitectónica.
Para o descrever, transcrevo a notícia publicada no Jornal Público:
“Obra-prima da arte gótica e manuelina em Portugal e no mundo. Monumento nacional e Património mundial.
Considerado Património Mundial pela UNESCO(em 1983), o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, também conhecido como Mosteiro da Batalha, é uma obra-prima da arte gótica e manuelina em Portugal e no mundo. Situado no distrito de Leiria, foi edificado na sequência de uma promessa feita por D. João I à Virgem Maria caso Portugal vencesse Espanha na Batalha de Aljubarrota (14 de Agosto de 1385).

A obra iniciou-se em 1388, estando a cargo do arquitecto português Mestre Afonso Domingues. Durante os vários anos que levou a ser construído (cerca de século e meio), o mosteiro sofreu influências de vários mestres e, por isso, de diferentes estilos (com destaque para os estilos manuelino e gótico flamejante).

Logo à entrada, o portal principal reveste-se de inúmeras esculturas alusivas a figuras bíblicas: apóstolos, profetas, anjos e Jesus Cristo rodeado pelos quatro evangelistas.
No interior, a construção é composta por Igreja, Capela do Fundador, Claustro Real, Sala do Capítulo, Claustro de D. Afonso V, Capelas Imperfeitas e Lavabo dos Monjes.

A Capela do Fundador foi construída em 1426 pelo mestre irlandês Huguet, que introduziu a decoração do gótico flamejante. Aí se encontram os túmulos de D. João I, D. Filipa de Lencastre e dos filhos de ambos.
Os vitrais das janelas góticas representam as cenas religiosas da Visitação, Adoração dos Magos, Fuga para o Egipto e Ressurreição de Cristo.
As capelas laterais têm altares de diversos séculos, assim como alguns túmulos medievais.

O Claustro Real é da autoria dos mestres Afonso Domingues e Huguet. Como tal, é uma mistura dos estilos gótico e manuelino. Mais tarde, já no século XV, foram-lhe adicionados elementos decorativos que incluem, entre outros motivos, cordas, esferas armilares, flores de lis, cruzes de Cristo e conchas.

Também da autoria do Mestre Afonso Domingues é a Sala do Capítulo. Na sala, de destacar uma abóbada sem nenhum suporte além das paredes e uma janela com vitrais do século XVI a representarem cenas da Paixão de Cristo.


Por sua vez, o Claustro de D. Afonso V integra os túmulos de D. Duarte e de D. Leonor. Não apresenta decoração, apenas se destacando os capitéis e o luxuoso portal manuelino da autoria de Mateus Fernandes. O claustro apresenta sinais de não estar concluído.
As Capelas Imperfeitas, de rara beleza, com milhares de esculturas incrustadas, constituem o exemplo mais forte da arte manuelina. Foram mandadas construir por Dom Duarte que aí pretendia fazer um Panteão, mas não chegaram a ser concluídas”

10 comentários:

carvoeirita disse...

as fotografias estão lindas e dizem muito , mas entrar no mosteiro, vivenciar aquela atmosfera é algo de unico e indescritivel.
Conheço muito bem este mosteiro e sempre que posso gosto de estar um bocadinho no seu interior a absorver aquela paz!
Obrigado pela visita!

Fénix disse...

Sim é bonito, pena estar tão sujo. Adorei as tuas fotos.

Anónimo disse...

Boas perspectivas, sim senhor!

Bruno disse...

Já não vou ao Mosteiro a algum tempo, mas este ano vou lá sem falta.

Daniel J Santos disse...

Muito bom, excelente post.

Anónimo disse...

Duas belas perspectivas de um local de valor arquitectónico inquestionável.

Um local que nunca tive o prazer de fotografar, quem sabe um dia.

Abraço

mercè disse...

Es de una grandeza indescriptible y el estilo manuelino le da su característica especial y única.
Hace años que lo visité y su recuerdo perdura. Me encantan las fotos realizadas desde el claustro: Han quedado preciosas!!
Me ha gustado este blog. Volveré.

Fernando Santos (Chana) disse...

Cara amiga, belas fotografias e informação do Mosteiro da Batalha !
Beijos

Vera Márcia disse...

O mosteiro da Batalha é de encantar. Cada vez que que visito este monumento, vejo coisas novas, é incrível!:)

Tânia Barreira disse...

Sem dúvida um grandioso monumento, que merece uma visita indiscutivelmente! :)