Seguidores

quinta-feira, 29 de maio de 2008

MELGAÇO




(fotos de Agosto 2007)

MELGAÇO

É uma pequena vila bem no Norte de Portugal.

Das muitas vezes que fui ao Norte nunca a tinha visitado. Mas estando bem lá em cima e tendo o Gerês como destino, era este o meu caminho.

Encantou-me.

Data de 1170 o nascimento desta terra, por ordem de D.Afonso Henriques.

Uma vila de contrastes.

Na parte com traça medieval as ruas são estreitas e de calçada portuguesa. Na parte nova deparamos com ruas espaçosas, grandes largos com repuxos e muitas esplanadas onde podemos descansar um pouco.

Obrigatória uma visita ao castelo, com uma vista soberba sobre todo o vale, paredes meias com Espanha.

É lá que há um Centro de Estágio onde, algumas vezes, as equipas de futebol treinam antes dos grandes eventos desportivos.

A não perder: uma visita às Termas.

Se gosta de história também tem para ver pinturas rupestres, monumentos megalíticos e castros. Há várias igrejas para visitar e, ao aventurar-se pelas redondezas ainda pode ver algumas pontes romanas.

Deslumbre-se com as fachadas dos antigos e bem preservados solares, ) todos em pedra (granito). (o Alvarinho mesmo no centro histórico é ponto de paragem obrigatória)

Quanto à comida: Excelente (como em todo o Norte) . Óptimo vinho (Alvarinho) para acompanhar os típicos pratos da região, sendo os mais afamados: a lampreia e o bife à Melgaço (bife de presunto)

Terra de grandes festas e romarias

Em Agosto: Melgaço Medieval (3 dias)

E se quiser ir para o Gerês, siga até Castro Laboreiro.

Talvez aí seja surpreendido com uma paisagem agreste, imponente, serrana, mas plena de encanto. Uma paisagem deslumbrante, com predominância para o tom castanho: Só Serra! Só pedras! Só solidão!

Mas aí é melhor perguntar ……

È que vai ter de entrar em Espanha para vencer, em boa estrada, o que lhe falta para entrar no Parque Nacional da Peneda - Gerês e então sim, descer finalmente ao fresquinho Gerês.

2 comentários:

mercè disse...

Unas preciosas fotografías sobre un sitio que, por lo que cuentas debe ser maravilloso. Estos pueblecitos de corte medieval, tienen un encanto único.
Lo que si conozco por denominación, son los exquisitos caldos de la tierra : los alvariños.
Felicidades por la serie. Haces que vengan ganas de visitarlo.

Fernando Santos (Chana) disse...

Cara amiga, bela sequência de fotografias de Melgaço...Espectacular !
Beijo