Com uma excelente localização e sendo de fácil acesso através da A1 e bem pertinho de Fátima, este é um local que considero de interesse para uma visita.
Situadas na Serra de Aires e junto a Porto de Mós, são uma das 4 grutas existentes nessa zona (as outras são: Santo António - Alvados e Moeda).
Foram descobertas , por acaso, em 1947, quando um buraco na serra despertou a atenção de quem passava no local.
Apenas são visitáveis 600 m de um percurso de 10.000m. A descida faz-se através de 683 degraus , com vários patamares. Por isso, a descida não é difícil.
Depois, a subida até à superfície é feita de elevador.
Com um elevado grau de humidade interior, a temperatura ronda os 17º.
São dispensáveis os casacos mas todo o cuidado é pouco com as máquinas de fotografar e filmar, pois os pingos de água que escorrem das rochas não são os seus melhores amigos.
Não sei se serão estas as mais atraentes, visualmente , ou até mesmo como beleza ou grandiosidade .
Confesso que já as visitei todas, mas há tanto tempo , que a memória já me falha.
(Estas 3 últimas fotos correspondem à parte final da visita às Grutas. Um final pleno de beleza, com lago, música, repuxos e vários expositores onde nos podemos deliciar a observar algumas maravilhas da natureza em forma de minerais- ouro-turquesa- ametista- quartzo, entre outros ...e também alguns fósseis.)
* * * * * * * * * *
Contudo, embora dentro do mesmo género, não podem ser comparáveis, pois são formações originadas pela natureza e como tal, não podem haver 2 iguais.
Apesar disso, atrevo-me( se alguém me pedir o conselho), a referir as de Santo António para uma 1ª visita.
Descobri-las não é difícil, pois estão bem sinalizadas.
E, no exterior das grutas que visitei e com acesso nesse mesmo local, podem sempre aproveitar para passar um resto de manhã, ou tarde, no Parque Aquático com vista para a Serra.
(Se forem ao Aquagruta à hora de abertura ou ao fim da tarde, em vez dos habituais 5€ por meio dia, cada adulto pagará apenas 3.10€ - Fecha em 15 de Setembro).
4 comentários:
Às de Santo António nunca fui, mas está na lista. Quanto às de Mira d'Aire, apesar de fabulosas só acho que as tornaram demasiado artificiais.
Beijoca!
Olá Hiltom. Obrigado pela visita às Crónicas, que nos permitiu descobrir o teu espaço. Gostamos muito do que vimos e certamente voltaremos. Boas fotografias, sempre com informação pertinente a acompanhar.
Abraço e continuação de boas viagens
hello,
o preço das grutas é um bocado demais para o que vemos.. são grandiosas mas podiam ser mais em conta...4 euros estava bem..
achei mal não ter desconto de estudante lol..
mas gostei
belas fotos reporter
Hiltom;
Adoro grutas. Sempre que tenho oportunida de o fazer, não perco um minuto para ir. Sinto uma leveza e paz interior incrivel.É um outro mundo, bem diferente do mundo que encotramos cá fora.
Maravilhosas as fotos...
bjs, Hiltom,
Osvaldo
Enviar um comentário