Seguidores

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

ALDEIA DE JOSÉ FRANCO -(SOBREIRO- MAFRA)



Os apetrechos do dentista/barbeiro
Uma das muitas imagens nas vitrinas deste museu.

Azulejos pintados por J.Franco
Esta é alguma da louça típica que está à venda.


ALDEIA DE JOSÉ FRANCO

Quem passa pelo Sobreiro- Mafra, não pode deixar de visitar esta característica aldeia toda saída das mãos do famoso mestre Franco.

De grande imaginação e uma vida totalmente dedicada ao barro e à cerâmica, sairam das suas hábeis mãos verdadeiras obras de arte.

Ela faz as delícias não só dos adultos, mas sobretudo da criançada.

É famosa a sua aldeia em miniatura.

É com interesse que a podemos observar e apreciar toda aquela vida motivada pelo "mexer" das figuras humanas, desempenhando inúmeras tarefas do dia a dia das actividades campesinas.

Retratando as profissões " do antigamente", onde nem falta a célebre figura do barbeiro- dentista com toda aquela profusão de objectos utilizados naquelas duas artes, passando pelas antigas mercearias e, como uma grande variedade de opções, tais como comermos pão com chouriço quente, farturas, ou tomarmos algumas bebidas, comprarmos louça de barro e vidrada, ou poder assistir a uma exibição de algum rancho folclórico ao .

Também não falta um parque infantil para os mais novos

São muitos os atractivos desta aldeia.

E se antigamente podíamos ter o prazer de ver o mestre trabalhar no seu atelier, tal já não é possível, pois, a idade avançada já não lhe permite coabitar naquele local.

Recordo-me dele com saudade, pois vi-o imensas vezes, obcecado no seu minucioso trabalho, naquele que era o seu cantinho.

Pena que a família e o Mestre Franco não cheguem a um consenso acerca da divisão dos lucros obtidos.

E ele lá está, num Lar de 3ª idade na Ericeira, à espera que a Câmara Municipal de Mafra se decida pela sua proposta: Uma Fundação sem fins lucrativos.

Mas a família diz que ele já não tem capacidades para saber o que diz.

Para quem tanto trabalhou e tão reconhecido internacionalmente.... não acho ser este o fim que merecesse.

Uma das obras mais recentes foi a construção de um espaço onde se situa um pequeno museu que tem expostas algumas das mais belas imagens que produziu.

Para finalizar: Esta aldeia está aberta todos os dias.







16 comentários:

Anónimo disse...

Olá! =)
Já lá fui 3 vezes e acho que é um lugar fantástico, parece que o tempo parou ali, é mesmo um lugar especial!

ficaram muito boas as fotos!
bjs

Osvaldo disse...

Olá Hiltom;
Mas que maravilhosa reportgem ilustrada neste roteiro de cultura.
Com tanta beleza junta, não poderei deixar de visitar a "Aldeia do Sr. J. Franco" numa próxima passagem por Mafra.
As fotos estão lindissimas e o testo bem esclarecedor.
Parabéns.
bjs
Osvaldo

Ana in UK disse...

Hummm, faz-me lembrar o famoso pão com chouriço!!!

Sempre lindas as tuas fotos.

jinhux

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá Miltom reportagem espectacular....
Beijos

Helena de Tróia disse...

Já há tantos anos que não vou lá!...quando regressar a Portugal tenho de lá levar as minhas crianças, sei que vão adorar!

Anónimo disse...

enaaa temos uma reportagem completa :P

Raul Moura Mendes disse...

Parabéns pelas fotos!

Dylan disse...

Passei em Mafra e Ericeira as minhas féria do ano passado. Boas memórias, inclusive deste pequeno recanto...

Sandra disse...

ola, ja la vai muitos anos desde que fui ao sobreiro, mas nunca me esqueci, foi um dos passeios da minha infancia que mais gostei, vale apena visitar aquela aldeia, e a sangria o pao com chouriço, é tudo muito bom.

Dylan disse...

A morte do mestre Franco é um acontecimento irreparável para o próprio País.

Unknown disse...

Uma Aldeia linda, digna de se visitar já lá fui 2 vezes e tenciono ir mais. VISITEM não se vão arrepender.
PARABENS bjks
Sónia Moura - Cartaxo

felix disse...

A aldeia do senhor Jose Franco é uma delicia para os olhos de todos conhesua já á muitos anos e não estou canssado de a visitar pois mesmo hoje lá fui mais o meo neto ele nunca lá tinha ido ficou encantado fartou-se de tirare fotografias e disse avô quando pudermos voltamos cá outra vez esta visita foi feita em 21/08/2010 pelas 14 horas

silvia disse...

Gostaria de saber o caminho para l, mas so sei com GPS por isso se alguem tiver alguma localização que me possa dar, faça me esse favor, gostaria de ir lá.

bgd
Bom Dia

Anónimo disse...

lindas fotos, obg
já lá fui por duas vezes e sempre que puder irei novamente, é digno de ver aquela aldeia tão maravilhosa.

31HMS disse...

Estive lá, em19/12/2011. Adorei! Simplesmente deslumbrante a forma em que as antigas profissões estao retratadas. Um Museo digno de ser visto por todos,especialmente os mais velhos para reencontrar cenas do passado. Recomenda-se a todos uma visita! Humberto- Algarve

31HMS disse...

Indescritivel, tem de ser visto,obrigatoriamente, porque contado não tem graça. Humberto - Algarve