Esta foi a 2ª ilha Grega que visitamos.
Para muitos não passa de uma desconhecida. Contudo, encontrámos vários turistas que vão para ali há 2 ou 3 anos, pois acham-na muito pitoresca.
As pessoas são de uma extrema amabilidade, os restaurantes são a preço convidativo, os supermercados estão razoavelmente abastecidos. Quanto a transportes, há camionetas para todos os pontos da ilha.
Quando chegamos a Katapola não tínhamos alojamento. Isso também não era problema de maior, pois esta é uma ilha onde também há bastantes pessoas no cais a oferecerem alojamento. A oferta era vasta. A escolha era nossa.
Entre ficar em Katapola



ou Chora,







optamos por esta última.
Fica a cerca de 5 km do porto e num sítio com bons transportes e mais perto de locais que já tínhamos em mente visitar.
Não me vou alongar muito, pois já muito escrevi sobre esta ilha no meu outro blogue.
Chora, a capital, é uma pacata vila onde todos se conhecem. É muito pequena mas bastante bonita e cuidada. As ruas são limpas e as pessoas nela residentes, cumprimentam os turistas quando eles passam.
De ruas estreitas e labirínticas, por ali abundam as típicas tabernas. Não tivemos razão de queixa nem da comida nem do preço.
Num dos dias, ao entardecer, tive uma "conversa" muito engraçada com esta senhora. Ele deve ser das pessoas mais idosas lá do sítio. Aspecto franzino, olhar sereno mas profundo e um lenço na cabeça que me despertou a atenção pelo modo como estava colocado. Pois a conversa......muito interessante, como só pode ser entre 2 pessoas em que uma só fala Grego e a outra não. Mas, por gestos, tudo se explicou, ela achou que me devia convidar para descansar um pouco ao lado dela. Aceitei e ali fiquei por momentos. Ao lado, nas soleiras de outras portas, havia residentes a apanhar o fresco da noite.
Amorgos foi a ilha mais fresca onde estivemos. Algumas nuvens apareceram.As noites eram frescas e convidavam ao casaquinho.

E se havia camioneta para vários destinos, um deles era Aegiali.


A viagem, por estradas bem apertadas e cheias de curvas, é um regalo para a vista. Ao virar de cada curva há sempre algo diferente que nos desperta a atenção.

E em Tholaria, com uma vista soberba sobre a baía de Aegiali, as ruas são decoradas pelos moradores. As pinturas são várias, de motivos simples, mas muito engraçadas.

E para abastecer os moradores,nada melhor que o transporte de pessoas e bens de burro. Aqui, e mais uma vez a simpatia desta gente.Este senhor,sem eu lhe pedir, parou de propósito para lhe tirar a foto.

E aqui está o nosso multifacetado motorista
lol lol

(As viagens com ele era sensacionais e divertidíssimas. Se quiserem saber porquê podem ver em:)
http://dietas-e-companhia.blogspot.com/E nesse mesmo dia, numa outra zona, visitamos o Mosteiro Moni Chozoviotissa.
(O pior mesmo foi subir até lá acima. Mas isso é outra história....)

Depois, foi uma viagem "oportunista" até à praia de Agia Anna. Por estes lados, apanha-se polvo.

E para a próxima, vamos à descoberta do Sul desta ilha.