Seguidores

segunda-feira, 4 de abril de 2011

BERLIM

BERLIM ( I )

É a maior cidade da Alemanha e uma das mais populosas. Quase 4 milhões de habitantes.

Quando falamos desta cidade vêm-nos logo à memória o chamado Muro de Berlim, (1961/1989) que fez a divisão entre as partes Oriental (a parte comunista designada por República Democrática Alemã) e a Ocidental, apelidada de República Federal da Alemã), Em 1990 deu-se a queda do muro, a reunificação das 2 partes da cidade numa só e foi então que a capital deixou de ser Bona e passou a ser em Berlim.

É um mundo! E uma cidade que, por ter sido dividida pelo muro de Berlim apresenta mais contrastes que qualquer outra. A arquitectura do lado oriental é muito austera , de linhas muito direitas, cores sombrias e tristes. Na parte ocidental: mais monumentos, museus, bairros residenciais luxuosos de construção mais moderna . Avenidas desafogadas. Tudo mais chique.

Não raras vezes os visitantes não a elegem nas suas preferências. Uns dizem ser uma cidade suja e triste.

Poderá achar-se a aparência suja, talvez na parte oriental, devido não só às cores mais escuras utilizadas nas fachadas dos prédios, mas talvez porque ainda continua a ser ali que reside um grande fluxo de emigrantes de muitos outros países, principalmente Turcos. Os grafittis, as pinturas de rua fazem parte constante do visual daquelas bandas.

Quem aprecia os punk fica deliciado. Há-os para todos os gostos e feitios. Cabelo vermelho com crista cor de rosa por exemplo, argolas e correntes por todo o lado, piercings ás carradas … Mas por ali só os turistas reparam neles. Os habitantes estão tão fartos de os ver que já nem ligam. Mas, ao fim de 1 dia já nos habituámos a eles.

É uma cidade muito cultural. Quem tiver tempo tem muitos museus, galerias , exposições, onde possa deambular.

Ai o clima…a pior coisa desta interessante cidade. Invernos rigorosíssimos, com muita neve à mistura e temperatura muitos graus abaixo de 0.

Parece que os dias mais agradáveis , com muito sol e algum calor ainda estão bem distantes.

-----------------------------------------------------------------------------------------

Os Portugueses também fazem parte desta cidade:

Na 1ª foto o interior do Centro Comercial Alexia (pertencente a Sonae Sierra)-(Belmiro Azevedo).Claro que é o maior Shopping da cidade...bem à medida dos muitos que por aqui faz germinar como cogumelos.

Na 2ª: Este edifício chama-se: "Bonjour Tristesse". O seu autor; o nosso super famoso: Arquitecto Álvaro Siza Vieira.

E agora a parte "francesa"de Berlim: as Galerias Lafayette

E as 2 fotos que se seguem fazem realmente lembrar Paris e o majestoso Sena, e as sua muitas pontes. Na verdade : este é o Rio Spree

A torre da televisão- 368 m de altura com um restaurante panorâmico e giratório no topo.

Memorial ao Holocausto